Sobre a Escola

A Escola está localizada no bairro mais populoso da cidade o Bairro Maracanã, na Avenida das Nações, Barra do Bugres-MT, foi criada pelo Decreto nº 2.126 de 22 de julho de 1986 e reconhecida pelo decreto nº 2.943 de 12/03/2004. A escola funciona num prédio alugado pertencente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

Todo o trabalho pedagógico e administrativo está baseado no Projeto Político Pedagógico que é o instrumento norteador de todas as ações da escola e esse trabalho não se resume apenas ao dia a dia em sala de aula, com o aluno. Esse trabalho deve ser o resultado de um esforço coletivo entre escola e comunidade. Para isso é importante que haja a participação de todos os segmentos da escola para que sua ação didático-pedagógica seja efetiva e gere resultados positivos para a comunidade. E as normas exigidas para o bom funcionamento, bem como os direitos e deveres de todos estão arregimentados no Regimento Interno da escola, ao qual todos têm livre acesso para consultas e estudos.

A escola atende o primeiro e segundo ciclos completos e terceiro ciclo apenas o sétimo ano nos períodos matutino e vespertino. Nos últimos anos a escola tem atendido aos programas de melhoria da aprendizagem implantados pela Secretaria Estadual de Educação, como laboratório de aprendizagem, Sala de Recurso Multifuncional e outros. A escola realiza as avaliações Nacionais, como Prova Brasil, ANA (Avaliação Nacional da Alfabetização), participação nas olimpíadas de aprendizagem como OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), OLP (Olimpíadas da Língua Portuguesa), OBA ( Olimpíadas Brasileira de Astronomia) o quais têm auxiliado na melhoria do ensino aprendizagem.

Além das avaliações externas a escola também realiza bimestralmente avaliações escrita interna no sentido diagnóstico e formativo de conhecimento.
Os professores do primeiro e segundo ciclo se reúnem para a realização do planejamento coletivo que acontece semanalmente das 17:00 às 19:00 horas com o acompanhamento do coordenador pedagógico seguindo a linha de sequência didática. Os professores do terceiro ciclo seguem planejando por área de conhecimento.

Diante de todos os esforços realizados, os resultados estão bastante evidentes. Apesar de a escola situar-se em uma comunidade cuja a rotatividade de alunos é bastante intensa, os professores vêm constatando significativa melhoria na qualidade da leitura e produção de textos dos alunos em comparação com os anos anteriores.

Comments